O tenente-coronel Manoilzo, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, concedeu entrevista ao Blog do Valente durante a última noite do São João de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, onde fez um balanço da segurança nos festejos juninos do município e da região atendida pela unidade.
O comandante destacou que a edição deste ano transcorreu de forma tranquila, sem registros de grandes ocorrências.
“Esse São João desse ano, ele foi muito tranquilo, da mesma forma que o ano passado”, afirmou.Segundo ele, a atuação da Polícia Militar se estendeu a outras cidades da área de responsabilidade do batalhão, que também registraram baixa incidência de ocorrências.
Em Santo Antônio de Jesus, o oficial explicou que houve registros pontuais, principalmente de confusões e brigas de pequeno impacto social.
“Aqui em Santo Antônio de Jesus a gente teve algumas ocorrências, mas ocorrências de pequeno impacto social”, declarou, ressaltando que apenas dois casos de maior relevância foram registrados durante o período festivo.
O comandante também comentou a atuação preventiva relacionada ao controle de acesso ao circuito da festa, que chegou a ter portões temporariamente fechados devido à lotação. Ele explicou que a medida foi necessária para garantir a segurança do público.
“Quando a gente fala de capacidade máxima, a gente está preservando a integridade física das pessoas”, afirmou, destacando que o fluxo foi controlado de forma gradual conforme a saída de pessoas.
Sobre relatos de uso de spray de pimenta durante o evento, o tenente-coronel negou qualquer utilização por parte da Polícia Militar e esclareceu que o caso não envolveu agentes da corporação.
“Nenhum dos nossos policiais fez uso de agente químico dentro do espaço da festa”, disse, reforçando que a PM não recomenda esse tipo de atuação em eventos de grande público.
Ele acrescentou ainda que houve uma detenção realizada pela Polícia Civil relacionada ao caso, reforçando que a ocorrência foi pontual e não comprometeu a segurança geral do evento.
Por fim, o comandante avaliou que os festejos juninos ocorreram dentro da normalidade, com atuação integrada das forças de segurança e foco na preservação da ordem pública, mantendo o evento estável até o encerramento.
Por Fernanda Mamona /
0 Comentários