Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSEPor Samuel Hanan – engenheiro.
A possibilidade de reeleição para cargos do Poder Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos) faz bem ou mal para o país? Volta e meia essa pergunta vem à baila por aqueles que gostam de discutir política sem paixões partidárias, visando apenas ao bem do Brasil. Passados quase 30 anos de sua instituição – durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso – o assunto merece mesmo reflexão.
A reeleição, em si, não constitui entrave para boa governança, tanto que é permitida em vários países ocidentais, inclusive nos Estados Unidos, a maior potência mundial. O problema brasileiro quanto a esse instituto, diferentemente de muitas outras nações onde é adotado, são ingredientes próprios que tornaram a reeleição uma doença a ser urgentemente extirpada.
Um deles é o grande número de partidos políticos (29). Some-se a isso a deturpação do conceito de governo de coalisão, aqui transfigurado em governo de colisão ou de cooptação mediante a prática do toma-lá-dá-cá, expediente espúrio de conquista de apoio. E ainda temos a questão da corrupção endêmica, facilitada e até estimulada pela impunidade. (mais…)30 de janeiro de 2026 | ARTIGO |
0 Comentários