Ferramenta de segurança pública auxiliou na prisão de um homem em Itaparica e em outras cidades da Região Metropolitana de Salvador; sistema já soma quase 4 mil capturas desde 2019.

Um homem com mandado de prisão em aberto foi localizado em Itaparica por meio do sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP). A captura fez parte de uma série de 30 prisões realizadas em apenas 72 horas, conforme informou o órgão neste sábado (11).
A operação, que reforça o uso da tecnologia no combate à criminalidade, também resultou em prisões em Salvador, Candeias, Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas. Os foragidos detidos respondem por homicídio, roubo, furto, tráfico de drogas, violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo, estelionato, lesão corporal dolosa, estupro e dívida de pensão alimentícia.
O sistema de reconhecimento facial cruza as imagens captadas em tempo real com os dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao identificar uma semelhança superior a 90%, as equipes policiais são acionadas para realizar a abordagem e confirmar a identidade do suspeito.
Desde a implantação do sistema em 2019, 3.976 pessoas foram capturadas em todo o estado, incluindo 1.595 apenas entre janeiro e o início de outubro de 2025, número que já supera as 1.132 prisões realizadas em 2024.
A prisão em Itaparica reforça a eficácia do uso da tecnologia como ferramenta estratégica de segurança pública, garantindo maior agilidade na identificação e retirada de criminosos das ruas.Por Ana Almeida /
0 Comentários