Iniciativa do Sindauto Bahia propõe reduzir custos e tempo para obtenção da habilitação; proposta foi apresentada ao Governo Federal e está em análise pela Senatran.Imagem: reprodução
Um projeto criado na Bahia pode tornar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais barata e acessível para motoristas em todo o país. Chamado de “CNH + Acessível”, o programa foi idealizado pelo Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto) e apresentado ao Governo Federal no dia 8 deste mês, durante reunião na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em Brasília.
A proposta tem como objetivo reduzir o tempo e os custos do processo de habilitação, tornando-o menos burocrático e mais inclusivo, especialmente para quem enfrenta dificuldades financeiras. O projeto surge em meio ao debate nacional sobre o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, previsto nas possíveis mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o Sindauto, o modelo pretende modernizar a formação de condutores, equilibrando acessibilidade e segurança viária. A ideia é simplificar etapas, ampliar o acesso à CNH e manter a qualificação técnica dos futuros motoristas.
Se aprovado, o “CNH + Acessível” poderá servir como referência para todo o Brasil, garantindo maior inclusão e menor custo no processo de obtenção da habilitação.
Por Ana Almeida /
0 Comentários