Ticker

6/recent/ticker-posts

Preço dos alimentos tem quarta queda seguida, aponta IBGE

 

Tomate, cebola, alho e batata lideraram a deflação do grupo alimentação e bebidas em setembro, com recuo acumulado de 1,17% em quatro meses.
Imagem: reprodução

O preço dos alimentos caiu pelo quarto mês consecutivo no Brasil, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, o grupo alimentação e bebidas do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou queda de 0,26%, indicando continuidade da deflação no setor.

Nos últimos quatro meses, o recuo acumulado chegou a 1,17%, refletindo uma sequência de reduções nos preços de produtos básicos. Os itens que mais contribuíram para o resultado foram tomate (-11,52%), cebola (-10,16%), alho (-8,70%), batata (-8,55%) e arroz (-2,14%).

Na alimentação dentro de casa, a deflação ficou em 0,41% em setembro, após queda de 0,83% em agosto. Já a alimentação fora do domicílio apresentou desaceleração: o avanço, que havia sido de 0,50% em agosto, passou para 0,11% em setembro, com destaque para o subitem lanche, que caiu de 0,83% para 0,53%.

A redução e a desaceleração dos preços contribuíram para o resultado geral da inflação no mês. O IPCA nacional ficou em 0,48% em setembro, enquanto o índice acumulado em 12 meses alcançou 5,17%. Em agosto, o IPCA havia sido negativo, com -0,11%, também caracterizando deflação.

Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários