Com início da construção previsto para junho de 2026, a ponte de 12,4 km terá o maior vão central da América Latina sob lâmina d’água, garantindo o fluxo portuário.

A Ponte Salvador–Itaparica terá um vão central de 85 metros de altura livre entre a ponte e o mar. Este vão foi projetado para permitir a passagem dos maiores navios do mundo. As operações portuárias não serão impactadas. Os primeiros pilares da ponte começam a ser construídos em junho de 2026, com prazo previsto de entrega total da ponte para junho de 2031. São 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos.
Os mastros da estrutura ultrapassarão os 200 metros de altura. A conexão será na região do Terminal Marítimo São Joaquim (Ferry-Boat), em Salvador, e na região da Gameleira, no município de Vera Cruz.
Como parte do projeto, serão realizadas diversas intervenções de infraestrutura com impactos positivos para o estado. Em Salvador, serão implantados túneis e viadutos que conectarão a ponte à Via Expressa, além das avenidas Jequitaia e Engenheiro Oscar Pontes. O projeto inclui ainda uma nova rodovia em Vera Cruz e a duplicação de trechos da BA-001.
A plataforma provisória do projeto está programada para começar a ser construída em maio de 2026, levando cerca de um ano para ser concluída, em paralelo com a ponte.
Por que a obra é considerada vital, estima-se a geração de sete mil empregos diretos e o benefício direto a cerca de 10 milhões de baianos em aproximadamente 250 municípios. O projeto representa um novo vetor de distribuição de renda, impulsionando a economia em diversos setores, como logística, indústria, comércio, serviços, mercado imobiliário e turismo.
O Projeto
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será composto por cinco trechos: Trecho 1 – Acessos viários em Salvador; Trecho 2 – Ponte Salvador-Ilha de Itaparica; Trecho 3 – Ligação da ponte à nova variante na Ilha; Trecho 4 – Nova Variante Rodoviária na Ilha de Itaparica (desvio de Mar Grande); Trecho 5 – Recuperação e duplicação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.Por Kaylan Anibal /
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