Grupo foi flagrado em galpão de Ferraz de Vasconcelos; casos de intoxicação por metanol seguem sob investigação em São Paulo e outros estados.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou 20 pessoas por falsificação de bebidas alcoólicas e associação criminosa. A ação foi protocolada nesta segunda-feira (6) pelo promotor Felipe Ribeiro Santa Fé.
O grupo, formado por 11 homens e 9 mulheres, foi identificado em um galpão na cidade de Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo, durante operação realizada em 23 de setembro de 2025. Todos os denunciados estão em prisão preventiva.
De acordo com a denúncia, os suspeitos atuavam em uma organização criminosa estruturada, com funções bem definidas para cada integrante. “A clara divisão de tarefas demonstra a estabilidade da associação criminosa, além da gravidade das condutas e do risco de repetição dos crimes”, afirmou o promotor.
O local clandestino, situado na Avenida do Paiol, bairro Chácara, armazenava rótulos e tampas de marcas famosas de cerveja, prensas manuais, barris vazios, cilindros de gás e impressora, usados para falsificar bebidas.
Na mesma segunda-feira, 11 bares, adegas e distribuidoras foram fechados sob suspeita de comercializar bebidas adulteradas com metanol. Até o momento, não há ligação confirmada entre os acusados da falsificação e os casos de intoxicação.
Casos de intoxicação por metanol
O governo de São Paulo registrou 15 casos confirmados, com 2 mortes de homens (54 e 46 anos) na capital. Outros 164 casos estão em investigação, incluindo 6 óbitos suspeitos: 3 na capital (36, 45 e 50 anos), 2 em São Bernardo do Campo (49 e 58 anos) e 1 em Cajuru (26 anos). Todos os óbitos confirmados e suspeitos são masculinos.
Além de São Paulo, que concentra 82,49% dos casos, outros estados apresentam suspeitas: Paraná (2 confirmados, 4 em análise). Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso descartaram os casos em investigação.
Os casos suspeitos aguardando laudo estão distribuídos da seguinte forma:
Pernambuco – 10
Mato Grosso do Sul – 5
Ceará – 3
Goiás – 3
Piauí – 3
Rio Grande do Sul – 2
Acre, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Rondônia – 1 cada
As mortes investigadas ocorrem em:
São Paulo – 6
Pernambuco – 3
Mato Grosso do Sul – 1
Paraíba – 1
Ceará – 1 . Por Lala Freitas /
0 Comentários