Abertura da licitação está prevista para 26 de novembro e visa solucionar a demora no embarque de veículos entre Salvador e Ilha de Itaparica.Foto: Reprodução
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou na segunda-feira (20), em Salvador, que o Estado irá lançar o edital de licitação para a aquisição de novas embarcações para o Ferry-Boat no dia 26 de novembro. O objetivo, segundo o governo, é a renovação da frota e a ampliação da capacidade de transporte de veículos na travessia marítima entre Salvador e Ilha de Itaparica.
O anúncio foi realizado durante o encontro “Parceria que Transforma”, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), na sede da entidade, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a licitação será conduzida pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
Segundo o governador, o problema que a compra visa resolver é a demora no embarque de carros e caminhões, considerada a principal reclamação atual na travessia. Jerônimo Rodrigues destacou que a Seinfra já discutiu os detalhes da compra na última quinta-feira (16).
“Debatemos os últimos detalhes. Será uma embarcação nova, feita sob encomenda, que ainda vai ser construída, e isso leva tempo, como acontece na compra de aviões”.
Ele ressaltou ainda que o objetivo é melhorar a circulação de carros e caminhões, já que a demanda de passageiros é atendida.
“Os ferries que estão em uso costumam ter cerca de 20 anos de duração. Queremos ampliar a quantidade de embarcações voltadas ao transporte de veículos, porque a principal reclamação é a demora no embarque de carros e caminhões. No transporte de passageiros, conseguimos atender à demanda”, disse o governador.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, acompanhou Jerônimo Rodrigues no evento. Na mesma solenidade, o governador anunciou a construção de quatro Policlínicas Regionais, no âmbito do Novo PAC Seleções 2025, além de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em municípios do interior da Bahia.
Na ocasião, ele também entregou ônibus a consórcios de saúde e assinou o termo de cessão de uso de um terreno destinado à construção e modernização da nova sede da UPB.
Por Kaylan Anibal /
0 Comentários