Condições climáticas adversas e ventos fortes na Baía de Todos-os-Santos levam à suspensão do transporte de veículos pesados.
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) recomendou a suspensão parcial da operação do sistema Ferry Boat na noite desta segunda-feira (20), por causa das condições de navegação adversas observadas na Baía de Todos-os-Santos.
Apenas os ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares – embarcações de maior porte, com capacidade para mais de 130 veículos e 900 passageiros – estão autorizados a operar, transportando exclusivamente passageiros entre Salvador e a Ilha de Itaparica. A operação reduzida ocorreu como medida preventiva diante do mar agitado e dos ventos fortes.
A ITS (Internacional Travessias Salvador), empresa que administra o sistema, informou por meio de nota que “estão sendo adotadas medidas preventivas adicionais para garantir a segurança das travessias”. A empresa confirmou que, “por precaução, a travessia de caminhões e veículos pesados está temporariamente suspensa.”
Além disso, a bandeira vermelha de navegação está vigente, mantendo suspensas a travessia entre o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, e o Terminal de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, assim como a travessia marítima entre Salvador e Morro de São Paulo.
Passageiros do ferry-boat Maria Bethânia vivenciaram momentos de tensão durante a viagem das 18h de segunda-feira (20). A embarcação, que tem capacidade para 40 veículos e 793 passageiros, foi atingida por uma onda de grande intensidade.
A ITS esclareceu que o vídeo em circulação, que mostra a área dos veículos alagada, “exibe o momento em que uma onda de forte intensidade, potencializada pela ação dos ventos, lançou um volume considerável de água sobre o convés de veículos”. A empresa afirma que, durante o episódio, “a situação foi prontamente controlada pela tripulação, que atuou de forma rápida e adequada, tranquilizando os usuários e garantindo a segurança a bordo.” O Maria Bethânia cumpriu o tempo previsto de viagem, realizando o desembarque de todos os passageiros.
A Marinha do Brasil destacou que em situações de emergência no mar ou em rios, o telefone 185 está disponível para atendimento 24 horas por dia.
Por Kaylan Anibal /
0 Comentários