A ponte Salvador-Itaparica terá um mastro principal de 218 metros de altura, superando em muito os 38 metros do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A informação foi destacada por Cláudio Villas Boas, CEO da concessionária responsável pela obra, durante apresentação no Bahia Export, realizado em Salvador.
Segundo o executivo, a construção do vão central será a etapa mais desafiadora do projeto, por sua complexidade técnica e localização estratégica sobre a Baía de Todos-os-Santos. A estrutura será sustentada por uma base com 60 metros de profundidade e outros 40 metros cravados no subsolo.
“É o ponto crítico da construção: começamos pelo mastro principal e concluímos a obra com ele, enquanto o restante avança. O dimensionamento seguiu normas nacionais e internacionais, prevendo até embarcações que ainda não circulam pela região”, explicou Villas Boas.
Com 12,4 km de extensão, a ponte será a maior do tipo na América Latina. O projeto prevê proteções robustas nos pilares centrais contra impactos de navios e visa garantir navegação segura para embarcações de grande porte, inclusive futuros navios com destino ao Porto de Salvador.
Orçada em R$ 10,6 bilhões, a ponte é considerada a maior obra de infraestrutura da Bahia. O objetivo é aumentar a competitividade logística, reduzir custos de transporte e encurtar a viagem entre Salvador e o Recôncavo, que hoje leva duas horas por ferry-boat, para cerca de 20 minutos.
As obras devem começar em 2026 e têm prazo de seis anos para conclusão, com entrega prevista para 2032.Por Ana Almeida /
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