
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está mobilizando os municípios baianos para aderirem ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca apoiar a recomposição das aprendizagens de estudantes da Educação Básica. As secretarias municipais, por meio de seus secretários, têm até o dia 19 de setembro para formalizar a adesão, de forma voluntária, na plataforma Simec (https://simec.mec.gov.br/login.php).
A SEC vai manter uma articulação com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime-Ba), alinhando orientações e mobilizando dirigentes municipais. Paralelamente, a Secretaria da Educação divulgará informações e materiais de apoio em grupos com técnicos das secretarias municipais para esclarecer dúvidas e orientar sobre cada etapa. Além disso, os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) estão atuando de forma descentralizada em todo o Estado, prestando acompanhamento técnico aos municípios e suporte direto às secretarias municipais de Educação.
O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política do Ministério da Educação (MEC), construída em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A iniciativa busca apoiar os sistemas de ensino na superação das defasagens de aprendizagem acentuadas, principalmente no período pós-pandemia, garantindo que estados e municípios possam atuar de forma articulada no enfrentamento dos desafios educacionais.
O programa oferece apoio técnico e financeiro para que os entes federativos desenvolvam ações voltadas à recomposição das aprendizagens, com foco especial nos estudantes que apresentam maiores dificuldades. Sua estrutura está organizada em seis eixos principais: Avaliação; Currículo; Organização e Mediação Pedagógica; Materiais; Desenvolvimento Profissional; e Gestão Educacional.21 de agosto de 2025 | Bahia |
Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: SEC.
0 Comentários