O governo federal anunciou que vai lançar um novo programa social para distribuir botijões de gás de cozinha gratuitos a famílias de baixa renda. A iniciativa substituirá o atual Auxílio Gás, que hoje cobre 50% da média de preço do botijão de 13 kg.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deu aval para o projeto, batizado provisoriamente de “Gás para Todos” ou “Gás do Povo”.
“O presidente Lula, com muito entusiasmo, aprovou o programa. Aprovou que 17 milhões de famílias possam passar a receber o botijão de gás em suas casas, de forma completamente gratuita. Hoje, apenas 5 milhões recebem o Auxílio Gás. Todos esses estarão contemplados”, afirmou Silveira.
Enquanto o Auxílio Gás atende cerca de 5 milhões de famílias, o novo programa deve alcançar 17 milhões de lares, mais que triplicando a cobertura. Os detalhes sobre orçamento e logística ainda não foram divulgados pelo governo.
Luz do Povo já está em vigor
O anúncio segue a linha de expansão social da gestão petista. Desde julho, está em vigor o programa Luz do Povo, que garante gratuidade na tarifa elétrica para cerca de 60 milhões de brasileiros de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Na prática, os beneficiados pagam apenas taxas de iluminação pública e o ICMS previsto em cada estado ou município.Por Alinne Souza /
0 Comentários