Farinha, banana, cachaça certificada, aguardente de melaço, melaço de cana, açúcar mascavo, dendê, hortaliças, plantas ornamentais e artesanatos são alguns dos produtos que serão oferecidos pelos estandes da feira agrícola em Muniz Ferreira, durante a 1ª Festa do Agricultor, que acontece na terça-feira, 29 de julho, na Praça Municipal. O município vai sediar um dos maiores eventos do setor agrícola já realizados no Recôncavo baiano, com comercialização de produtos da terra, feira de saúde, serviços sociais e apresentações culturais, como a quadrilha junina, capoeira e o terno de reis.
Na ocasião, a festa vai contar com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Gileno Pereira, de secretários municipais e da imprensa. Durante o dia, produtores rurais, representantes do agro, especialistas dos setores médico, social e educacional, e grandes máquinas vão atrair a atenção de milhares de visitantes interessados em conhecer as novidades da Festa e Feira do Agricultor. Moradores e visitantes vão conhecer de perto a casa de farinha, que vai mostrar como é feita a preparação de um dos alimentos mais consumidos do mundo: a farinha de mandioca.
Serviços e cidadania
Na área da saúde, serão oferecidos atendimentos com clínico geral, cardiologista, ginecologista, odontologia, exames preventivos, mamografia, ultrassonografia (USG) e outros, por meio de Unidades Móveis da Fundação José Silveira, com priorização das demandas reprimidas da Secretaria da Saúde. No social, serão oferecidos corte de cabelo, atendimentos do Bolsa Família, ações do CRAS e cursos profissionalizantes. Na área da cultura, a praça vai ser palco da apresentação da quadrilha junina Matutos do Rio Fundo, grupos de capoeira, escolas municipais e o tradicional Terno de Reis.
Na educação, Aliane Araújo anunciou ainda a 2ª Literart, que terá como tema “Trilhas e História: as riquezas da nossa cidade!”. De acordo com ela, o projeto tem como objetivo realizar apresentações literárias e exposições de materiais sobre Muniz Ferreira, promovendo a valorização dos aspectos sociais, culturais e históricos do município por meio da educação.
A Festa do Agricultor será realizada em comemoração aos 63 anos de Muniz Ferreira. Todos os estandes representam a diversidade de produtos e serão um espaço de troca de experiências entre os visitantes e produtores que fazem a economia do município girar.
Mais investimentos
Ainda no município, o governador vai autorizar a iluminação e construção de arquibancada no Estádio Municipal, de uma nova praça de eventos, reforma e ampliação do Centro de Treinamento, além de geomantas em duas encostas, com o objetivo de proteger as casas de quem vive em áreas de risco no Onha e Taitinga, atendendo a uma demanda antiga da população e contribuindo para melhorar a infraestrutura de Muniz Ferreira.
Texto: Kaylan Anibal
0 Comentários