Ticker

6/recent/ticker-posts

Da Bahia ao Peru: Brasil e China firmam acordo para projeto de megaferrovia que ligará o Atlântico ao Pacífico

 

Nova rota estratégica promete encurtar tempo de exportação e integrar América do Sul com o mercado asiáticoO Brasil e a China assinaram, nesta segunda-feira (07), um acordo estratégico que prevê a criação de uma megaferrovia ligando o território brasileiro ao Porto de Chancay, no Peru — terminal recém-inaugurado em 2024 com forte investimento chinês. A ferrovia tem como ponto de partida o estado da Bahia e atravessará o Brasil até o litoral do Pacífico, promovendo uma conexão direta entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
O plano prevê uma ferrovia que atravesse o território brasileiro de Leste a Oeste – Imagem: Wenderson Araújo/Sistema CNA-Senar  A proposta tem como objetivo agilizar o escoamento de exportações brasileiras para o mercado asiático, principalmente para a China, maior parceiro comercial do Brasil. Segundo o governo do Peru, a nova rota poderá reduzir o tempo de transporte entre os dois continentes de 40 para 28 dias, o que traria ganhos logísticos e econômicos relevantes.

O traçado inicial da ferrovia contempla os estados de Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até alcançar o Peru. Ainda não foram divulgadas estimativas oficiais de custo, mas os valores devem ser definidos a partir de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, a serem realizados nos próximos meses.

A iniciativa reforça a parceria estratégica entre Brasil e China e é vista como um marco na integração da América do Sul com o comércio global, com potencial para transformar a infraestrutura logística do continente e consolidar uma rota ferroviária transcontinental.Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários