Brasil confirma primeiro caso de gripe aviária em ave no RS. Especialistas alertam para riscos, sintomas e cuidados. Transmissão para humanos é rara, mas requer atenção.O Brasil confirmou, na última quinta-feira (15), o primeiro caso de gripe aviária em território nacional. O registro foi feito no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e acendeu um sinal de alerta entre autoridades sanitárias e especialistas, especialmente quanto ao risco de disseminação do vírus Influenza H5N1 — uma variante altamente letal em aves e mamíferos.O vírus da influenza aviária, identificado como H5N1 chegou no Brasil em – Foto: Reprodução Apesar da preocupação, especialistas destacam que o risco de transmissão para humanos, neste momento, é considerado muito baixo. Segundo a médica infectologista Lorena Galvão, mestre e doutora em Ciências, da equipe referenciada do Hospital da Bahia e da Clínica AMO, “o vírus isolado mais recentemente é uma variante do Influenza H5N1. As aves são seus hospedeiros, porém o vírus também pode infectar mamíferos, sendo altamente letal para os mesmos. Apesar disso, o risco de transmissão para pessoas, nesse momento, é muito baixo.”
A gripe aviária pode infectar humanos principalmente por meio do contato direto com aves infectadas ou com seus fluidos corporais, como fezes e secreções respiratórias. “É preciso ter contato direto com suas secreções e fluidos, uma vez que as aves eliminam o vírus da Influenza por meio das fezes e secreções respiratórias. A doença também pode ser transmitida através do contato com água e objetos contaminados com essas secreções”, explicou a infectologista.
Até o momento, não há evidência de transmissão sustentada de pessoa para pessoa, embora o risco de mutações no vírus reforce a importância da vigilância sanitária. “É fundamental a adoção de medidas sanitárias eficazes, uma vez que o vírus pode sofrer mutações. Importante destacar que o Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humano”, disse Lorena.
De acordo com os especialistas, não há risco de contaminação por meio da ingestão de carne de frango ou ovos devidamente cozidos. No entanto, estudos apontam que ovos de aves infectadas podem conter o vírus tanto na casca quanto no conteúdo interno (clara e gema). Por precaução, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos recomenda o consumo apenas de carne e ovos bem cozidos.
A gripe aviária pode se manifestar em humanos com sintomas semelhantes aos de uma gripe comum, como febre, tosse e dor no corpo. No entanto, pode evoluir para quadros graves, incluindo:
Pneumonia;
Infecções bacterianas e fúngicas secundárias;
Falência de múltiplos órgãos;
Choque séptico.
Sintomas em aves
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, os sinais da gripe aviária em aves incluem:
Dificuldade respiratória;
Secreção nasal ou ocular;
Espirros;
Andar cambaleante e pescoço torto;
Diarreia;
Redução no consumo de água e ração;
Queda na produção ou má formação de ovos;
Alta mortalidade, especialmente em aves domésticas ou silvestres.
A confirmação do primeiro caso no Brasil reforça a necessidade de vigilância sanitária rigorosa, especialmente em granjas e áreas com presença de aves migratórias. Autoridades recomendam que qualquer suspeita de infecção em aves seja imediatamente comunicada ao serviço de defesa agropecuária local.Por Lala Freitas /
0 Comentários