Para participar, as mantenedoras precisam já ter aderido ao Fies e ao Fundo Garantidor do Fies Termina nesta segunda-feira (7) o prazo para que instituições privadas de ensino superior confirmem participação na oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025. A confirmação deve ser feita até as 23h59, exclusivamente pelo sistema Fies Oferta, disponível no Sisfies.Imagem: reprodução A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) visa ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior por meio do financiamento de cursos de graduação em faculdades e universidades privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para participar, as mantenedoras precisam já ter aderido ao Fies e ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies). Além disso, devem preencher no sistema informações detalhadas de cada curso ofertado, como número de vagas, turno, local de funcionamento e valores das mensalidades.
Próximas etapas do cronograma
Entre os dias 8 e 11 de abril, as instituições poderão revisar e, se necessário, corrigir os dados inseridos na etapa de confirmação. As faculdades também deverão divulgar em seus sites oficiais e em locais visíveis nos campi sua participação no processo seletivo, informando a quantidade de vagas remanescentes, cursos e turnos disponíveis, conforme exigência do novo edital do MEC.
Vagas remanescentes são voltadas a estudantes já matriculados
As vagas remanescentes são direcionadas exclusivamente a estudantes já matriculados no curso, turno e campus indicados no momento da inscrição. A etapa ocorre após a fase regular do Fies 2025/1, que ofereceu 67.301 vagas e registrou mais de 493 mil inscrições de 198.579 candidatos — cada um podendo escolher até três cursos diferentes.
O MEC informou que um novo edital com as regras e o cronograma para as inscrições dos estudantes nas vagas remanescentes será divulgado em breve, após o recebimento das informações finais prestadas pelas instituições.Por Ana Almeida /
0 Comentários