Ticker

6/recent/ticker-posts

Brasil ocupa a quinta posição no ranking global de denúncias de páginas com abuso sexual infantil

 O Brasil alcançou a quinta posição no ranking mundial de países com mais denúncias de páginas que distribuem conteúdos de abuso sexual infantil, conforme divulgado no relatório da rede InHope nesta quinta-feira (3). O país registrou um aumento significativo no número de notificações entre 2022 e 2024, subindo da 27ª para a quinta colocação. As primeiras posições do ranking são ocupadas por Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

Foto ilustrativa: reprodução  A InHope, uma rede composta por 55 canais de denúncia de crimes na internet em 51 países, utiliza dados desses canais para monitorar a situação global. No Brasil, a SaferNet é responsável por receber as denúncias e fazer a contagem, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), desde 2006. Em 2024, mais de 50 mil páginas foram denunciadas no país, com 10.823 delas sendo encaminhadas a outros países, já que envolviam vítimas de outras nacionalidades ou ocorreram fora do território brasileiro.

Ainda em 2024, 1.155 páginas foram identificadas como hospedadas no Brasil, o que representa 0,05% do total global. Essas páginas foram encaminhadas para o Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF, que seguirá com as investigações. Além disso, a SaferNet mantém a Central Nacional de Denúncias e o Canal de Ajuda (Helpline), serviços de apoio a vítimas de violência online.

Esse relatório revela a gravidade do problema e a crescente necessidade de ações coordenadas entre países para enfrentar o abuso sexual infantil na internet.Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários