Ticker

6/recent/ticker-posts

Carnaval da Bahia terá 37 mil policiais e 1.500 câmeras de videomonitoramento

 

Segurança contará com reconhecimento facial, portais de abordagem e operações preventivas.A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) anunciou, nesta terça-feira (18), o esquema especial para o Carnaval 2025, que contará com um efetivo de 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial. O plano de segurança será aplicado em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em mais 111 cidades do interior baiano.
Foto: Rafael Rodrigues Segundo o Governo do Estado, cerca de R$ 99 milhões serão investidos para garantir a segurança dos foliões. As Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, atuarão em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).

Na capital e na RMS, serão instalados 579 postos de atendimento, sendo 415 em Salvador e 164 em outras cidades. A estrutura contará com:

  • Postos Elevados de Observação (PEO);
  • Delegacias especializadas para grupos vulneráveis e vítimas de intolerância e racismo (Servvir);
  • Posto Integrado de Prevenção à Violência (Piprev);
  • Sistema de contagem de público para orientação de patrulhas.

O videomonitoramento contará com câmeras inteligentes equipadas com reconhecimento facial e leitura de placas veiculares. Duas Plataformas Elevadas de Observação serão posicionadas em locais estratégicos para otimizar a vigilância.

Nos circuitos de Salvador, 99 Portais de Abordagem serão instalados para evitar a entrada de objetos perfurocortantes. Além disso, 1.400 rádios comunicadores estarão à disposição das equipes de segurança.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reunindo 48 órgãos estaduais, federais e municipais, funcionará em tempo integral durante o evento. Também haverá duas unidades móveis do CICC, uma no Carnaval de Barreiras e outra em Porto Seguro.

Pela primeira vez, o Disque Denúncia (181) funcionará 24 horas por dia para receber informações sobre crimes em tempo real. Já a Ouvidoria da SSP coletará opiniões dos foliões por meio de pesquisas.

Os Postos Integrados de Prevenção à Violência (PIPREV) estarão posicionados nos circuitos e contarão com equipes da SSP, Sepromi, Seades, SJDH e Defensoria Pública. O espaço oferecerá acolhimento a vítimas, encaminhamento para atendimento especializado e ações educativas para promover a cultura da paz.

O Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) já iniciaram vistorias em trios elétricos e camarotes, garantindo o cumprimento de normas de segurança e prevenindo acidentes.

Equipes bilíngues das Polícias Civil e Militar também atuarão no Carnaval, dando suporte a turistas estrangeiros. Além disso, operações como a Operação Navio (para recepção de foliões internacionais) e a Operação Abadá (para segurança na comercialização e retirada de fantasias) foram reforçadas, assim como a presença policial no Aeroporto Internacional de Salvador.Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários