Ticker

6/recent/ticker-posts

Operação Overclean: esquema criminoso desviou milhões em obras fantasmas

 

a operação revelou fraudes em contratos em obras de infraestrutura nos municipios A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), desarticulou um esquema milionário de desvio de recursos públicos por meio da Operação Overclean. A investigação revelou fraudes em contratos de pavimentação e infraestrutura urbana e rural em diversas cidades da Bahia e outros estados do Brasil. O esquema envolvia superfaturamento, obras de baixa qualidade e, em muitos casos, inexistentes.
Foto: Reprodução/TV Bahia As primeiras irregularidades foram detectadas em um pregão eletrônico realizado em 2021 para contratar serviços de engenharia voltados ao revestimento primário e asfáltico de estradas vicinais e vias urbanas em pequenos municípios. A partir daí, as investigações se expandiram e identificaram fraudes em vários estados, como Goiás e Tocantins, além da Bahia.

As práticas ilícitas envolviam superfaturamento, execução de obras inadequadas e manipulação de relatórios técnicos para desviar recursos públicos.

A Operação Overclean trouxe à tona um esquema estruturado que desviou milhões em recursos destinados à pavimentação e infraestrutura de vias públicas. As investigações continuam, e a expectativa é que novos envolvidos sejam identificados, ampliando o alcance das responsabilizações por crimes de corrupção, falsificação de documentos e enriquecimento ilícito.Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários