Ticker

6/recent/ticker-posts

Enem 2024: saiba quais os critérios de cálculo da nota final

 

Nota do Enem não depende apenas dos acertos, mas da consistência e metodologia TRI aplicada pelo Inep.Ao concluir a prova do Enem, é essencial saber que a nota final não é definida exclusivamente pela quantidade de acertos, mas também pela consistência das respostas e pelos critérios estabelecidos pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). O Inep, órgão responsável pelo exame, disponibiliza o Guia do Participante – Entenda sua nota no Enem, onde explica em detalhes a metodologia usada para medir a proficiência dos candidatos nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Foto: divulgação    Conforme divulgado pelo Agência Brasil, o TRI considera três parâmetros para cada questão: discriminação, dificuldade e probabilidade de acerto casual (chute). Isso implica que dois participantes com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, dependendo das questões específicas que acertaram ou erraram.

Por exemplo, um candidato que acerta questões mais difíceis, mas erra as mais fáceis, pode ter sua pontuação reduzida, pois a metodologia supõe que o saber os conteúdos complexos inclui também a habilidade de resolver as questões mais simples.

A nota da redação, com valor máximo de 1.000 pontos, é baseada em cinco competências fundamentais: domínio da norma culta da língua, compreensão do tema, organização das ideias, coesão e coerência, e proposta de intervenção respeitando os direitos humanos. A avaliação é feita por dois corretores independentes e, em casos de grande diferença nas notas atribuídas, um terceiro avaliador é acionado.

A redação pode receber nota zero caso não siga os critérios básicos, como fugir ao tema proposto ou não respeitar a estrutura dissertativo-argumentativa.

O gabarito oficial estará disponível no portal do Inep em 20 de novembro. Já o resultado final, com as notas de cada participante, será divulgado em 13 de janeiro de 2025, acessível pelo portal Gov.br.Por  / 


Postar um comentário

0 Comentários