Ticker

6/recent/ticker-posts

Eclipse solar anular será visível no Brasil nesta quarta-feira; saiba mais

 Um eclipse solar anular, fenômeno em que a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, mas com um diâmetro aparente menor, formando o famoso “anel de fogo”, acontecerá nesta quarta-feira, 2 de outubro, e poderá ser observado em algumas regiões do Brasil. Segundo o Observatório Nacional, o evento será visível especialmente no extremo sul da América do Sul, incluindo Argentina e Chile, além de partes do Sul e do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, próximo ao pôr do sol.

Foto: reprodução Este tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu — o ponto mais distante da Terra —, o que faz com que seu tamanho aparente seja menor do que o do Sol, deixando apenas uma borda luminosa visível. A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que eclipses solares ocorrem em média duas vezes por ano, sendo classificados como parciais, anulares ou totais, dependendo do alinhamento entre os astros.No Brasil, o fenômeno será visto parcialmente em São Paulo, com início às 16h51 e término às 18h23. No Rio de Janeiro, o eclipse começará às 16h59, com o pôr do sol às 17h50. Em Minas Gerais, ele será visível entre 16h59 e 18h15, e no Rio Grande do Sul, o evento ocorrerá das 16h30 às 18h41.

O Observatório Nacional, em parceria com astrônomos do Projeto “Céu em sua Casa”, fará uma transmissão ao vivo do eclipse pelo YouTube, possibilitando que o público em outras regiões também acompanhe o espetáculo.

Para observar o eclipse com segurança, é necessário o uso de óculos especiais com filtros certificados ou vidros de soldador com grau de proteção 14. A visualização direta, sem a devida proteção, pode causar sérios danos à visão.Por  / 


Postar um comentário

0 Comentários