A Cáritas Brasileira, em parceria com Cáritas Colômbia (SNPS), Cáritas Peru, o Centro de Ação Social (CEAS) e Cáritas Alemanha, lançou o programa Amazônia Bem Viver: Comunidades Resilientes. O projeto, que será desenvolvido até 2026, visa contribuir para que as comunidades indígenas e tradicionais nas regiões amazônicas da Colômbia, Peru e Brasil protejam efetivamente seus territórios, combatendo as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.
O programa prevê conectar as problemáticas locais com busca de soluções a nível regional, nacional e internacional. No Brasil, o Amazônia Bem Viver terá foco em ações formativas junto às comunidades, elaboração de documentos que refletem suas vivências e resistências, e o fortalecimento de lideranças locais fortalecendo esses processos de incidência regional, nacional e internacional.
O financiamento do programa vem do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico do Governo Alemão (BMZ), o que reforça o compromisso internacional em apoiar a preservação da Amazônia e a garantia dos direitos das populações que lá vivem.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Texto: Indi Gouveia.18 de setembro de 2024 | Brasil |
0 Comentários