Animal foi resgatado pelo Instituto Baleia Jubarte após tentativas frustradas de devolvê-lo ao mar; necropsia indicou possível infecção umbilical Um filhote de baleia jubarte foi encontrado encalhado e sem vida na Praia da Tartaruga, em Santo André, Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, no último sábado (3).Foto: Instituto Baleia Jubarte O animal, uma fêmea de 3,93 metros de comprimento e cerca de 1 tonelada, foi resgatado pelo Instituto Baleia Jubarte após tentativas da comunidade local e de turistas de devolvê-lo ao mar aberto, todas sem sucesso.A equipe de resgate de Caravelas foi acionada, mas, ao chegar ao local, já encontrou a baleia sem vida.
Embora uma necropsia tenha sido programada para o domingo (4), o corpo do animal não foi localizado, provavelmente levado pela maré durante a madrugada.
A carcaça foi encontrada na manhã desta segunda-feira (5) no píer municipal de Cabrália, apresentando sinais de infecção umbilical, o que pode ter sido a causa da morte.
O resgate e atendimento a mamíferos marinhos na região são realizados pelo Programa de Resgate do Instituto Baleia Jubarte, com apoio da VERACEL Celulose desde 2002.Por Fernanda Mamona /
0 Comentários