A ata divulgada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) na manhã desta terça-feira (28) reconhece os esforços do Ministério da Fazenda para a queda dos juros, mas fala em “paciência” e “serenidade”. O ministro Fernando Haddad já mostrava desconforto por sentir que o BC não estava valorizando devidamente o esforço fiscal que o governo tem feito em pouco tempo de gestão.
Apesar dos acenos ao Ministério da Fazenda, o Copom continua alegando que a expectativa de inflação está acima da meta e, por isso, será preciso manter as taxas. Na ata, o comitê afirma ainda que não hesitará em subir novamente os juros, se necessário. Especialistas já avaliam que, apesar dos acenos, a mensagem não mudou o resultado final.
Na ata, o comitê mandou ainda um recado ao BNDES, dizendo que se houver taxas de juros diferenciadas, subsidiadas, como está querendo o Banco Nacional, o juro neutro subirá. Isso significa que será necessário mais juros para o mesmo resultado na inflação.
Em entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (28), o economista e presidente da Associação dos Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES), Arthur Koblitz, classificou a questão do BNDES como tão problemática quanto a independência do Banco Central.
“Hoje (desde o governo Temer) a taxa de juros do BNDES está indexada com essa taxa de juros básica da economia. Isso dificulta o BNDES injetar dinheiro na economia, não temos mais uma proteção para quem investe em infraestrutura, na indústria. Esse é outro problema que estava colocado, o governo apresentou algumas medidas para lidar, mas ainda estão no Congresso. A questão é o pouco tempo, quanto tempo o governo tem para mudar o rumo da economia”, disse. (Metro1)
Postar um comentário
0
Comentários
Vídeo gravado por Paulo Fera comunicação .
Coletiva de imprensa Balanço do são João de SAJ vídeo Paulo fera comunicação.
São João de SAJ prefeito Genival e a secretária de cultura Silva Brito vídeo gravado por Paulo fera
Vídeo gravado por Paulo fera comunicação São João de SAJ Pranchão elétrico com arriba saía
Banda Arriba saia no São João de SAJ Pranchão elétrico.video gravado por Paulo fera comunicação
Redes Sociais
assinatura da ordem de serviço para requalificação do Centro Cultura vídeo Paulo fera comunicação
0 Comentários