Ticker

6/recent/ticker-posts

Ibicoara inicia expedição para fortalecer produção de mangaba na Chapada Diamantina

 

Foto: Tiago Dantas/ Seagri

O município de Ibicoara iniciou uma expedição para mapear os campos nativos de mangaba e estruturar a cadeia produtiva da fruta na Chapada Diamantina. A ação é coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), com apoio da Embrapa e da Secretaria Municipal de Agricultura.

O trabalho busca transformar o potencial extrativista da mangaba em geração de renda para agricultores e extrativistas da região. A proposta inclui o mapeamento das áreas de ocorrência da fruta, além da organização da cadeia produtiva para incentivar o aproveitamento econômico sustentável da espécie nativa da Chapada Diamantina.

Entre as alternativas discutidas está o fortalecimento do processamento agroindustrial da mangaba, ampliando a durabilidade do produto e agregando valor à produção local. A Bahia está entre os estados com maior ocorrência natural de mangabeiras, especialmente em áreas de Mata Atlântica e Caatinga, onde o extrativismo ainda representa importante fonte de renda para milhares de famílias. |  |  

Com informações da assessoria – Adaptado pelo Tribuna do Recôncavo.

Postar um comentário

0 Comentários