Foto: Tiago Dantas/ SeagriO município de Ibicoara iniciou uma expedição para mapear os campos nativos de mangaba e estruturar a cadeia produtiva da fruta na Chapada Diamantina. A ação é coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), com apoio da Embrapa e da Secretaria Municipal de Agricultura.
O trabalho busca transformar o potencial extrativista da mangaba em geração de renda para agricultores e extrativistas da região. A proposta inclui o mapeamento das áreas de ocorrência da fruta, além da organização da cadeia produtiva para incentivar o aproveitamento econômico sustentável da espécie nativa da Chapada Diamantina.
Entre as alternativas discutidas está o fortalecimento do processamento agroindustrial da mangaba, ampliando a durabilidade do produto e agregando valor à produção local. A Bahia está entre os estados com maior ocorrência natural de mangabeiras, especialmente em áreas de Mata Atlântica e Caatinga, onde o extrativismo ainda representa importante fonte de renda para milhares de famílias.14 de maio de 2026 | Agricultura |
Com informações da assessoria – Adaptado pelo Tribuna do Recôncavo.
0 Comentários