Imagem de adaoaalves por PixabayA valorização da cultura nordestina e o fortalecimento do forró como identidade dos festejos juninos estiveram no centro do debate promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), na manhã desta quinta-feira (5).
A entidade recebeu representantes e coletivos do forró da Bahia para um diálogo institucional sobre os festejos juninos e a valorização da produção cultural local. Durante o encontro, os forrozeiros apresentaram oficialmente uma pauta com duas grandes prioridades: a desburocratização da contratação, especialmente dos artistas de pequeno porte, e a definição de um percentual mínimo de atrações locais nas grades juninas.
Como encaminhamento central, foi apresentada uma Proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece o compromisso de os municípios baianos destinarem no mínimo 50% da programação junina a artistas do estado, tanto em número de atrações quanto, preferencialmente, em volume de recursos investidos.
A proposta do TAC também prevê a atuação da UPB como articuladora junto aos municípios, orientando sobre a implementação das medidas, além do apoio institucional do Governo do Estado. Ao final, ficou definido que a pauta seguirá em discussão com o Ministério Público e outros órgãos, buscando caminhos legais para simplificar procedimentos e garantir que o São João siga forte, inclusivo e enraizado na cultura baiana.6 de fevereiro de 2026 | Bahia |
0 Comentários