Esquema usava CPFs de terceiros e farmácias em nome de “laranjas”, apontam investigaçõesFoto: Elza Fiuza/Agência Brasil A Receita Federal, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta terça-feira (10) a operação “OTC – Over The Counter”, que apura um suposto desvio de cerca de R$ 30 milhões em recursos federais do Programa Farmácia Popular do Brasil.
As investigações começaram após uma cidadã denunciar o uso indevido do próprio CPF em uma venda de medicamento que ela afirma não ter realizado. A partir do caso, foram identificados indícios da atuação de uma organização criminosa que estaria fraudando o programa em diferentes regiões do país.Segundo a Receita Federal, o grupo comprava CNPJs de farmácias já cadastradas no programa, transferia a titularidade para pessoas usadas como “laranjas” e registrava vendas fictícias — sem que os consumidores tivessem feito qualquer compra.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. A primeira denúncia foi registrada em Mato Grosso do Sul, e as apurações continuam para identificar todos os envolvidos e dimensionar o alcance do esquema.voz da bahia
0 Comentários