O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conheceu neste sábado (14) uma das estratégias do Governo da Bahia para prevenção e detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval de Salvador. Ao visitar o posto de testagem instalado em Ondina, o ministro afirmou: “Este é o maior centro de testagem que eu já vi em um carnaval”.
Acompanhado da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, Padilha percorreu toda a estrutura montada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Ao todo, seis postos de testagem foram implantados neste ano para atender baianos e turistas durante o período da folia.
Segundo dados apresentados, quase 20 mil testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C já foram realizados. Além dos exames, as equipes distribuem preservativos e promovem ações educativas. Nos casos reagentes para sífilis, o tratamento pode ser iniciado imediatamente com aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil).
Durante a visita, todo o fluxo de atendimento foi demonstrado ao ministro.
“Gostei de ver aqui que para os casos reagentes de sífilis já é oferecido o início do tratamento no local mesmo. Há também a oferta de Prep e PEP. Ninguém pode relaxar quando o assunto é prevenção”, declarou Padilha.
Roberta Santana ressaltou que o objetivo é garantir acesso fácil, rápido e seguro à testagem e às orientações de saúde. Ela destacou ainda que a parceria com o Ministério da Saúde fortalece a oferta de serviços essenciais em locais de grande circulação. Além dos dois postos em Salvador, localizados em Ondina e na Barra, outros funcionam em Brumado e Porto Seguro. Durante a folia em Itabuna e Juazeiro também houve atendimentos para detecção das ISTs.Por Fernanda Mamona /
0 Comentários