Ticker

6/recent/ticker-posts

Anvisa amplia indicação da vacina Gardasil 9 para prevenir cânceres; entenda

 

Imunizante contra HPV passa a incluir proteção contra tumores de cabeça e pescoço; versão nonavalente ainda não está disponível no SUS
Imagem: reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na terça-feira (10) a ampliação da indicação da vacina nonavalente contra o HPV, a Gardasil 9. O imunizante passa a ser autorizado também para a prevenção de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço.

Até então, a vacina era indicada para prevenir cânceres do colo do útero, vulva, vagina, pênis e ânus, além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções persistentes causadas pelo papilomavírus humano (HPV).

Em nota, a Anvisa informou que “a nova indicação é fundamentada na prevenção da infecção persistente pelos tipos de HPV oncogênicos, reconhecidos como principais causadores desses cânceres, bem como na demonstração de resposta imunológica robusta contra esses tipos virais”.

A Gardasil 9 é indicada para pessoas de 9 a 45 anos. Para meninas e meninos de 9 a 14 anos, o esquema prevê duas doses, com intervalo de seis meses. A partir dos 15 anos, a recomendação é de três doses, no esquema 0-2-6 meses. Pessoas imunodeprimidas entre 9 e 45 anos devem receber três doses, independentemente da idade.

A vacinação é recomendada, preferencialmente, antes do início da vida sexual, já que o HPV é transmitido por contato sexual.

Atualmente, a Gardasil 9 está disponível apenas na rede privada, com custo médio de R$ 800 por dose. O Ministério da Saúde estuda a incorporação da versão nonavalente ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em evento realizado no dia 9, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a nova fábrica de vacinas contra o HPV no Instituto Butantan poderá viabilizar a atualização do imunizante oferecido na rede pública.

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, a nova planta industrial permitirá ampliar a produção da vacina quadrivalente e avançar para a versão nonavalente. Ele citou a experiência da Austrália, que reduziu de forma significativa os casos de câncer de colo do útero após adotar essa formulação.

Atualmente, o SUS oferece a vacina quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. O imunizante é disponibilizado para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos e para adultos de até 45 anos que integram grupos prioritários.

Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários