Ticker

6/recent/ticker-posts

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus atua de forma efetiva diante de volume atípico de chuva

Intensidade da precipitação gerou alagamentos pontuais, áreas que receberam nova rede de drenagem não registraram ocorrências


A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus informa que o volume atípico de chuva registrado na tarde da última terça-feira (20), cerca de 30 milímetros em poucas horas, provocou alagamentos pontuais em algumas áreas do município. As regiões que receberam investimentos em drenagem nos últimos anos não apresentaram registros de alagamento, comprovando a eficácia das intervenções realizadas pela gestão municipal.


Entre os locais que historicamente sofriam com acúmulo de água e que, desta vez, não registraram ocorrências estão Avenida Viriato Lobo no Cajueiro, a Avenida Esperança, o Loteamento Salomão, a Vila Inglesa, a Rua Santo Antônio, a Rua Antônio Fraga e o entorno do Clube dos Mil. Nessas áreas, as obras de drenagem executadas cumpriram seu papel, garantindo o escoamento adequado das águas pluviais mesmo diante de um volume considerado excepcional.


A administração municipal destaca que mantém projetos estruturados para novas intervenções em drenagem em diferentes pontos da cidade, com parte das obras em fase de planejamento ou licitação. Entre as áreas prioritárias está a região da mão inglesa com proposta de direcionamento das águas pluviais para a Avenida Dois de Julho, com escoamento até a BR-101 e a área do Canal do Milagroso cuja estrutura atual opera próxima ao limite da capacidade e absorve cerca de 30% das águas pluviais do município. Para essa área, já existe projeto de implantação de uma nova galeria de grande porte, protocolado como prioridade pela gestão.


As ruas Antônio Veiga Argolo e Manoel José da Paixão Araújo registraram maior acúmulo de água em razão da intensidade excepcional da chuva, obstrução das grelhas de algumas bocas de lobo por descarte inadequado de resíduos sólidos e estacionamento indevido de alguns veículos sobre as grelhas de algumas bocas de lobo.


Para coordenar as medidas emergenciais, a gestão  iniciou a Operação Chuva, uma força-tarefa integrada formada pela Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos (SESP), Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) e Secretaria de Assistência Social (SMAS). As equipes seguem mobilizadas, de plantão e monitorando os pontos mais sensíveis desde o início da precipitação, garantindo apoio à população e identificando áreas que demandam atenção imediata. O prefeito acompanha pessoalmente as ações.


A administração municipal reforça que a situação está sob controle, segue sendo monitorada e que continuará investindo em infraestrutura, prevenção e projetos definitivos de escoamento das águas pluviais.  E reforça a importância da colaboração da população no manejo correto do lixo, fator essencial para o bom funcionamento da drenagem urbana.


SECOM PMSAJ

 

Postar um comentário

0 Comentários