Mateus Dias garante que o trajeto foi estudado para minimizar interferências e desocupações na Ilha.

O diretor de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Mateus Dias, disse, em seu primeiro pronunciamento público como secretário da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), que o trajeto do projeto da ponte foi planejado para evitar comunidades e áreas preservadas, de modo que não precisem ser desocupadas. A declaração foi dada durante entrevista coletiva ao Blog do Valente nesta segunda-feira (3), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
“Com relação às desocupações na ilha, na verdade, a gente tem um cuidado muito grande com essa questão de remoção e deslocamento imobiliário lá na ilha, sobretudo com a parte das comunidades”, afirmou Mateus Dias.
O secretário reiterou que o projeto da ponte evita passar por comunidades e zonas de proteção ambiental, e que toda a obra foi estudada para que as interferências sejam as mínimas possíveis.
“Então, assim, todo o trajeto, se você olhar mais tarde, a gente vai ter a oportunidade de detalhar isso para vocês com mais propriedade, mas se você olhar todo o trajeto do projeto, ele busca exatamente isso, evitar passagem por comunidades, evitar zonas de proteção ambiental, evitar interferência com corpos hídricos. Então, ele foi todo estudado para que essas interferências sejam as mínimas possíveis”, afirmou.
A Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica (Seponte) é uma secretaria temporária criada para centralizar a gestão e agilizar a execução das obras e serviços ligados ao sistema viário da ponte. A iniciativa é considerada uma das principais ações de mobilidade do estado. A nova secretaria terá papel estratégico na supervisão das obras, manutenção do sistema viário e integração com políticas de transporte.Por Kaylan Anibal /
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