Rubro-Negro quebra tabu histórico em São Paulo com gol de pênalti e soma três pontos cruciais na luta pela permanência na Série A.

Vitória venceu o Santos por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (20), na Vila Belmiro, na Baixada Santista (SP). Com o resultado, o Rubro-Negro quebrou um tabu de 20 jogos e conquistou a primeira vitória em 21 partidas como visitante contra o time paulista.
O gol da vitória foi marcado pelo meio-campista Matheuzinho, em cobrança de pênalti aos 40 minutos do primeiro tempo. A penalidade máxima foi assinalada pelo árbitro após o goleiro Rafael Brazão cometer falta no atacante uruguaio Renzo López.
Com os três pontos, o Vitória atinge 31 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro, igualando a pontuação do próprio Santos, primeiro time fora da Zona de Rebaixamento (Z4). No entanto, o Vitória permanece na 17ª colocação por ter um número inferior de vitórias (8 a 7) em comparação ao adversário paulista.
A partida foi marcada pelo equilíbrio. A arbitragem de Rafael Rodrigo Klein (FIFA/RS) chegou a anular um pênalti a favor do Santos, logo no primeiro minuto, após revisão do VAR. Aos 34 minutos, o VAR novamente foi consultado, confirmando a penalidade para o Vitória.
Na segunda etapa, o Vitória retornou com Neris substituindo Edu, que havia recebido cartão amarelo. A equipe, mesmo com desfalques importantes como Erick, Camutanga, Dudu e o artilheiro Renato Kayzer, apresentou um bom desempenho tático, controlou a pressão santista e quase ampliou o placar em um chute de Lucas Braga que atingiu a trave.
“Fico feliz que esse grupo fez esse feito, conseguir a primeira vitória na Vila Belmiro. Primeira vitória do Vitória aqui. A gente consegue quebrar tabus diante de um adversário direto na sua casa”, afirmou o técnico Jair Ventura.
Ventura ressaltou a importância da sequência de resultados, após a vitória no clássico BA-VI, e o foco na luta contra o rebaixamento.
“Não adiantava ganhar o clássico e não ganhar hoje. […] Agora é pensar no Corinthians. Vai ser muito difícil até o fim da competição. Mas a gente está vivo pela permanência”, completou. O técnico ainda justificou o bom momento da equipe como uma “evolução tática” e o fato de “os atletas abraçaram a estratégia”.
O próximo compromisso do Vitória será contra o Corinthians, no sábado (25), às 16 h, no Barradão, em Salvador.
Para esta partida, o treinador contará com os retornos do zagueiro Camutanga, do volante Dudu e dos atacantes Erick e Renato Kayzer, que cumpriram suspensão em Santos. O desfalque será o lateral Raúl Cáceres, suspenso por três cartões amarelos. A reapresentação da delegação em Salvador será na terça-feira (22), às 14 horas, no CT Manoel Pontes Tanajura.Por Kaylan Anibal /
0 Comentários