Ticker

6/recent/ticker-posts

Bahia tem a segunda maior incidência de câncer de próstata do país

 

Imagem de Jan Vašek por Pixabay

A Bahia é o estado brasileiro com a segunda maior incidência de câncer de próstata com estimativa de 6.510 novos casos para 2025, sendo 1.200 em Salvador, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Brasil, a estimativa é que 71.730 brasileiros tenham o diagnóstico da doença neste ano. Tipo mais comum de tumor em homens (sem considerar o câncer de pele não melanoma), o câncer de próstata responde por 28,6% das mortes da população masculina acometida por algum tipo de neoplasia maligna, segundo o Ministério da Saúde.

Em seu estágio inicial, o câncer de próstata costuma ser silencioso, e, geralmente, só apresenta sintomas quando já está em fase mais avançada. Dificuldade para urinar seguida de dor e/ou ardor, gotejamento prolongado no final, frequência urinária aumentada durante o dia ou à noite são alguns dos sinais mais comuns.

O exame de toque dura de 5 a 15 segundos e é fundamental para detectar alterações que não conseguem ser identificadas apenas pelo exame de PSA. A recomendação é que homens a partir dos 50 anos busquem um urologista para avaliação médica individualizada, o que inclui a realização do exame clínico (toque retal) e o teste de antígeno prostático específico (PSA), anualmente, para rastreamento da doença. |  |  

Fonte: Oncoclínicas | Texto: Carol Campos.

Postar um comentário

0 Comentários