Ticker

6/recent/ticker-posts

Genial/Quaest: Lula mantém liderança em todos os cenários de 1º e 2º turno, com índices estáveis em relação a agosto

 

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra estabilidade das intenções de voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cenário eleitoral de 2026.

Em eventual segundo turno, Lula continua à frente de todos os seus possíveis adversários, com intenções de voto entre 40% (contra o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT) e 47% (contra o ex-presidente Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro) e margens próximas às registradas em agosto. Na pesquisa atual, foram traçados nove cenários de segundo turno. Lula venceria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por 43% a 35%, mesmos percentuais da pesquisa anterior.

Contra os demais opositores, o desempenho do presidente foi igualmente mantido, porém houve variações na outra ponta. Bolsonaro voltou a oscilar negativamente e tem 34% das intenções de voto, com queda de 7 pontos percentuais desde maio. A ex- primeira-dama Michelle Bolsonaro também vem caindo desde maio, quando tinha 39%, e chega a setembro com 32%. O mesmo movimento aconteceu com Eduardo Bolsonaro, que teve 29% das intenções de voto. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparece com 32%, mesmo índice do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Ronaldo Caiado, governador de Goiás, tem 31%. O pior desempenho é o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que caiu 10 pontos percentuais desde julho e tem 26% das intenções de voto, mesmo índice dos que vão votar em branco, nulo ou não votarão. |  |  

Lucila Soares.

Postar um comentário

0 Comentários