
Acontecerá em São Félix (BA) no domingo (05) a terceira edição do Festival de Saveiro. O grande destaque será a homenagem aos mestres saveristas: Sr. Lourival de Almeida (Lourão), 80 anos; Sr. Claudionor de Jesus (Chagachá), 88; e Sr. Bartolomeu Evangelista (Memeu), 84, símbolos de uma era em que os saveiros de vela de içar eram o principal elo entre o Recôncavo e Salvador, navegando pelo Rio Paraguaçu.
O evento também homenageará a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, nomeando-a como Embaixadora do Festival de Saveiro de São Félix. Apesar de não poder estar presente na cerimônia, a ministra enviou um vídeo reafirmando seu apoio ao evento e o compromisso de participar da próxima edição.
A programação da terceira edição do festival reúne manifestações culturais que unem passado e presente, com apresentações do histórico grupo Samba de Roda Filhos de Nagô – com mais de 50 anos de trajetória –, do sambista Juninho Cachoeira, Helena Lídia, Paco Duarte da cantora Manu Ellen. A festa contará também com o cortejo de baianas, e a tradicional puxada de rede em homenagem a Oxum, símbolo das águas doce.
O Festival de Saveiro de São Félix tem patrocínio da Prefeitura de São Félix via SETUR – Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.30 de setembro de 2025 | Bahia |
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Doris Pinheiro.
0 Comentários