Casos aumentaram 53% no primeiro semestre em relação ao ano anterior, segundo a Neoenergia Mais de 141 mil baianos foram afetados por interrupções no fornecimento de energia elétrica causadas por pipas no primeiro semestre de 2025. O número representa um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento divulgado pela Neoenergia Coelba.
Entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 397 ocorrências envolvendo pipas em contato com a rede elétrica. Em 2024, no mesmo período, haviam sido 259 casos, impactando cerca de 46 mil consumidores.
Soltar pipas é uma brincadeira comum, especialmente nos meses com ventos mais intensos, mas representa um risco grave quando feita próximo à rede elétrica. Os impactos vão desde curtos-circuitos e rompimento de cabos até danos em transformadores e acidentes com a população.
“A principal orientação é soltar pipas longe da rede elétrica, em locais abertos como praias, campos e parques. Isso evita situações perigosas e garante a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia”, reforça Rosy Menezes, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba.
Por Lala Freitas /
0 Comentários