A Defesa Civil de Santo Antônio de Jesus realizou, neste domingo (31), uma série de ações de manutenção preventiva e corretiva em diferentes pontos da cidade. Segundo o coordenador do órgão, Dinho Som, os trabalhos foram concentrados em estruturas que apresentavam risco de desgaste, mas sem ameaça de desabamento, além de melhorias na drenagem e limpeza de canais.
Entre as intervenções, destacou-se a vistoria em uma marquise no centro da cidade. O coordenador explicou que, apesar de a estrutura ser de concreto maciço e não oferecer risco de queda, o reboco antigo — feito com barro — apresentava desgaste.
“Retiramos todo o reboco e o proprietário vai se comprometer a aplicar um novo material, apenas para proteger vigas que ficaram expostas, mas sem perigo de desabamento”, esclareceu.
Outro ponto de atenção foi uma caixa de esgoto próxima ao comércio de Gilberto Sapateiro, que havia cedido. A Defesa Civil precisou utilizar um caminhão MUC para retirar o tampão, considerado muito pesado, e construir uma nova estrutura.
“Agora vamos aguardar o tempo de cura do concreto, até terça ou quarta-feira, para recolocar o tampão e concluir o serviço”, informou Dinho.
Na esquina da Rua Landulfo Alves, próximo à antiga ótica Wanderlei Teixeira e às Lojas Americanas, também foi realizada a reconstrução de uma boca de lobo que estava cerca de 15 centímetros abaixo do nível do asfalto. O trabalho consistiu em levantar as paredes da caixa e instalar uma nova grelha para corrigir o desnivelamento.
Além dessas ações pontuais, foi realizado um mutirão de limpeza no canal do Mutum. O serviço já havia sido feito há seis meses e voltou a ser executado neste domingo, atendendo a uma determinação do prefeito Genival Deolino.
“Estamos mantendo uma periodicidade de, no máximo, seis meses para a limpeza desses canais, evitando que eles se elevem e causem transtornos aos moradores da região”, destacou o coordenador.
Por Fernanda Mamona /
0 Comentários