Ticker

6/recent/ticker-posts

Setor turístico baiano apoia retorno do horário de verão por impulso à economia e segurança

 

Fetur/BA e trade local defendem volta da medida em 2025, acreditando nos benefícios para turismo, comércio e consumo de energiaO setor turístico da Bahia manifestou apoio à retomada do horário de verão no Brasil, medida que pode voltar a ser adotada já em 2025. A proposta, que voltou à pauta após análise técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é vista como uma estratégia positiva para o segmento turístico, energético e comercial.
Imagem: reprodução  Segundo o diretor de Planejamento do ONS, Alexandre Zucarato, o país enfrenta um déficit de potência energética, estimado em 2 gigawatts (GW), o que pode levar o órgão a recomendar formalmente o retorno do horário de verão ao governo federal ainda em agosto. A antecipação é necessária porque a implantação da medida requer, no mínimo, três meses de preparação.

Em apoio à possível decisão, a Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade (Fetur/BA) — juntamente com representantes do trade nacional — defende que o horário de verão oferece ganhos importantes para o turismo e o comércio, principalmente no Nordeste. O argumento é que mais horas de luz natural favorecem o funcionamento de bares, restaurantes, hotéis e pontos turísticos, além de contribuir para a segurança pública e a redução no consumo de energia elétrica.

A Fetur/BA já havia assinado, em 2023, uma carta pedindo o retorno da medida, destacando os benefícios para a sincronização de horários com as regiões Sul e Sudeste, que concentram a maior parte dos turistas que visitam a Bahia.

Suspenso em 2019 durante o governo Jair Bolsonaro, o horário de verão vigorou no Brasil por mais de três décadas, tradicionalmente entre outubro/novembro e fevereiro/março. Agora, com a crise energética e a busca por fontes de economia e sustentabilidade, o tema volta ao centro das discussões com forte apoio do setor produtivo.Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários