Ticker

6/recent/ticker-posts

Secretário do Trabalho e Emprego anuncia vagas no Estaleiro Enseada e fala sobre retomada da indústria naval na Bahia

 Ofertas de vagas de emprego e cursos de qualificação profissional na indústria naval foram iniciadas no Recôncavo Baiano após a expectativa da retomada das obras de construção de barcaças no Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que fica em Maragogipe. Serão 146 vagas de trabalho que estão sendo cadastradas até o momento. A informação foi confirmada nesta terça-feira (1º) pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos.

Foto: Leonardo Valente / Blog do Valente  As vagas serão divulgadas pelo SineBahia. Segundo o secretário, a oferta de vagas e cursos de qualificação profissional ocorre diante da expectativa de retomada da produção no estaleiro, que agora está envolvido na fabricação de barcaças mineraleiras e participa de licitações da Petrobras.

“Eu tenho ido lá no Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que é a retomada da indústria naval. Há novas encomendas de embarcações, estamos ofertando vagas de emprego na nossa rede Sine. Inclusive, já fizemos alguns cursos de qualificação profissional na região. Temos trabalhado intensamente para que aquele estaleiro, que é um dos mais modernos do país, volte a produzir embarcações e gere mais oportunidades de trabalho”, afirmou Augusto ao Blog do Valente.

O secretário ressaltou que o estaleiro conta com estruturas tecnológicas avançadas, como o guindaste Goliath, considerado um dos maiores da América Latina, capaz de viabilizar a construção de grandes embarcações. A expectativa, segundo Augusto, é de que os novos lotes de barcaças comecem a ser produzidos ainda este ano.

“Essas novas encomendas devem acontecer já de imediato. Seriam dez no primeiro lote, que já está em fase de produção. Depois, mais dez devem ser encomendadas. A licitação da Petrobras ainda está em andamento, mas temos uma boa expectativa de que o estaleiro consiga arrematar parte desses contratos e traga essas embarcações para serem feitas aqui na Bahia, com mão de obra local.”

Além da geração de empregos, o secretário destacou o papel da indústria naval no desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

“A Bahia tem capacidade, experiência e estrutura para isso. Estamos trabalhando para retomar uma indústria que foi praticamente destruída no Brasil. O presidente Lula e o governador Jerônimo estão empenhados nessa missão, e a gente está aqui fazendo a nossa parte para que o Estaleiro Enseada volte a crescer”, completou.

Postar um comentário

0 Comentários