Edileide Castro afirma que chuvas atrasaram reformas em duas unidades; rede já retomou aulas e prevê novas construções, formação de professores e apoio a alunos com deficiência.Apesar do calendário escolar da rede municipal de ensino de Santo Antônio de Jesus ter sido retomado em 3 de julho, duas escolas ainda não voltaram a funcionar por causa do atraso em obras de requalificação, e devem reabrir na próxima semana. A informação foi divulgada nesta terça-feira (08) pela secretária municipal de Educação, Edileide Castro, durante entrevista à Rádio Andaiá.Edileide Castro, secretária de Educação de SAJ – imagem: reprodução De acordo com a secretária, o cronograma de manutenção dos prédios escolares foi impactado por causa das fortes chuvas. Segundo ela, intervenções maiores são realizadas no início do ano letivo, durante as férias dos alunos, enquanto as reformas menores ocorrem no meio do ano, entre os semestres.
“Nós já retornamos dia 3, temos o retorno das aulas dia 3 e algumas escolas que estavam passando por um processo de requalificação de pintura começaram hoje e temos ainda duas escolas que estão concluindo um processo de requalificação também que a gente tem dois períodos para fazer requalificação nas escolas, as reformas maiores no final do ano e requalificações menores no meio do ano. Tivemos a previsão de chuva, muita chuva nesse período que atrapalhou bastante, por isso houve atraso nessas escolas que a gente estava trabalhando, mas nós temos a rede funcionando desde o dia 3 e pontualmente uma outra escola, por esse motivo que eu já citei, não retornou ainda, mas agora hoje. Dia 7, nós temos apenas duas escolas que não retornaram à aula ainda, que retornam na próxima semana, os desafios de sempre”, explicou.
Apesar dos desafios, Edileide garantiu que neste segundo semestre terá início uma série de ações pedagógicas, a exemplo do lançamento de um programa de formação continuada para os professores da rede, além de dois novos projetos voltados ao suporte de docentes e estudantes com deficiência ou neurodivergência, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“A educação, ela se dá por desafios, cooperação também, cooperação da comunidade, cooperação dos pais, cooperação dos educadores, sejam os professores que estão na sala de aula, com todo o corpo da educação, que a educação não se faz só com o professor, todas as pessoas que estão na escola são educadoras, a gente precisa dessa compreensão, mas entendemos que começamos o segundo semestre com boas expectativas, alguns projetos, temos aí um projeto de formação continuada com os nossos professores que estamos lançando essa semana, temos aí outros dois projetos ligados à questão de apoio ao professor. E de apoio também a crianças neurodivergentes e com deficiências, com téia. E a gente vai estar fazendo esse lançamento essa próxima semana e a gente está com boas expectativas para esse segundo semestre”, afirmou.
A secretária também anunciou investimentos em infraestrutura, com a previsão de entrega da nova Escola Antônio Fraga, unidade de tempo integral que funcionará no prédio onde antes operava o colégio Rômulo Almeida. A escola está em fase final de obras e atenderá alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
“Então, para esse ano nós retomamos a conclusão da escola chamada de 10 salas a Antônio Fraga. A gente entende que a promessa da empresa é que conclua antes dos 8 meses, que vai estar com essa escola entregue, que vai funcionar de 1º ao 1º ano, a escola Antônio Fraga, na escola em tempo integral. Que é no local do antigo Rômulo Almeida”, declarou.
Além disso, Edileide disse que quatro novas creches começarão a ser construídas ainda este ano. Os terrenos já estão definidos, e os locais serão divulgados futuramente. Há também expectativa de implantação de uma escola de ensino completo (da creche ao fundamental II) no bairro onde serão erguidas 500 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em uma área próxima ao SESC, no Clube do Mil.
“Temos também a previsão desse ano de começar a construção de quatro novas creches na cidade. Então nós estamos com a definição de locais, já temos os terrenos, eu posso depois também passar para vocês essas localizações dessas quatro novas creches, e temos também a previsão de, não sei se começa esse ano, porque nós estamos com projetos para o governo federal, do novo PAC, onde vai ser construída as novas 500 casas […] a gente está com o projeto de criar ali e criar não, de construir ali e ter escola desde a creche até o fundamental 2, o ensino fundamental 2”, concluiu.
Por Kaylan Anibal /
0 Comentários