Organização criminosa usava farmácias de fachada e CPFs de inocentes para movimentar o esquema.A Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa que desviou cerca de R$ 40 milhões do programa Farmácia Popular, utilizando o dinheiro para lavar recursos ilícitos e financiar o tráfico de cocaína em países como Bolívia e Peru.Foto: Divulgação/gov BR Segundo reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, o grupo usava farmácias de fachada em diversos estados brasileiros, associadas a CNPJs registrados por laranjas, empresas em endereços inexistentes e CPFs de pessoas inocentes para fraudar compras de medicamentos.
As investigações começaram após a apreensão de 191 quilos de drogas em Luziânia (GO). A ação resultou na prisão do caminhoneiro que transportava a carga e do empresário Clayton Soares da Silva, dono de farmácias no Rio Grande do Sul e Pernambuco.
A PF identificou que o esquema envolvia ao menos 148 farmácias — reais ou fictícias — e usava cerca de 160 mil CPFs. O grupo teria ligação com o Comando Vermelho e fez repasses financeiros a pessoas em áreas próximas à fronteira com o Peru e a Bolívia.Por Kaylan Anibal /

0 Comentários