Ação foi realizada em parceria com INEMA e Instituto PROMAR para conter ameaça à biodiversidade marinha.Mais de 5 toneladas de bioinvasores foram retiradas em operação ambiental na Baía de Todos-os-Santos pela Prefeitura de Itaparica. 5.549,57 kg de organismos marinhos invasores em áreas da Marina, ponte da Marinha e região de Pandelis. A operação foi conduzida em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e o Instituto PROMAR.Foto: SEMA/INEMA e PROMAR De acordo com os especialistas envolvidos na ação, esses bioinvasores não pertencem ao ecossistema local e representam uma ameaça à biodiversidade da região, podendo causar desequilíbrios ecológicos e afetar espécies nativas da fauna e flora marinha.
A operação, concluída nesta semana, teve como foco a preservação dos recursos naturais da Baía de Todos-os-Santos, área considerada estratégica para atividades econômicas e sociais como pesca, turismo e lazer. A retirada das espécies foi registrada por equipes da SEDUMA, INEMA e PROMAR.
Segundo a prefeitura de Itaparica, novas ações de monitoramento e prevenção estão previstas ao longo do ano, como parte de um plano contínuo de proteção ambiental no município.Por Kaylan Anibal /
0 Comentários