Prática ilegal representa risco de morte, sobrecarga na rede elétrica e prejuízos à população Mais de 65 mil ligações clandestinas de energia foram identificadas pela Neoenergia Coelba na Bahia durante o primeiro semestre de 2025. O número equivale a uma média de 355 irregularidades por dia, segundo dados divulgados pela concessionária nesta quinta-feira (24).Foto: Neoenergia Coelba A prática, conhecida como “gato de energia”, é ilegal e oferece graves riscos à vida humana, de animais e à integridade da rede elétrica. A empresa reforça que apenas profissionais autorizados e capacitados podem realizar intervenções no sistema elétrico, alertando sobre os perigos de serviços feitos por pessoas sem treinamento técnico.
O principal risco das ligações irregulares é o choque elétrico, que pode levar à morte. “Os infratores não utilizam equipamentos de proteção e não seguem critérios de segurança. Além disso, os cabos e dispositivos empregados são, muitas vezes, inadequados, gerando fuga de corrente e aumentando o risco para todos ao redor”, informou a distribuidora em nota.
Outro problema associado aos furtos de energia é a sobrecarga no sistema, que pode causar apagões e danificar a infraestrutura elétrica. Como essas ligações não são contabilizadas nos estudos técnicos da rede, a demanda extra compromete o fornecimento de energia para consumidores regulares.
A Neoenergia Coelba orienta a população a denunciar casos suspeitos de furto de energia. As denúncias são anônimas e podem ser feitas pelo site ou pelo telefone 116.Por Lala Freitas /
0 Comentários