Medida será anunciada nesta quinta (10) e deve beneficiar veículos 1.0 flex fabricados no país, como parte do programa Carro Sustentável O governo federal deve anunciar nesta quinta-feira (10) uma redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros populares fabricados no Brasil. A medida, que será oficializada em cerimônia no Palácio do Planalto, integra o novo programa Carro Sustentável, voltado para o estímulo à produção de veículos mais eficientes e menos poluentes.Foto: reprodução O corte no imposto faz parte da regulamentação do IPI Verde, previsto no programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), e vai contemplar modelos nacionais que atendam a critérios como eficiência energética, reciclabilidade, tipo de combustível e potência reduzida.
Os principais beneficiados devem ser os veículos 1.0 flex, com potência inferior a 90 cavalos, que utilizam gasolina ou etanol. Entre os modelos incluídos estão o Chevrolet Onix e Onix Plus, Fiat Mobi, Argo, Cronos e Renault Kwid. Carros 1.0 com motor turbo devem ficar de fora neste primeiro momento.
Segundo fontes do governo, o objetivo é tornar os carros populares mais acessíveis, ao mesmo tempo em que se fortalece a indústria automotiva nacional e se avança em políticas de descarbonização e inovação tecnológica no setor.Por Ana Almeida /
0 Comentários