Há três anos, a festa de São Pedro da Sapucaia marca o encerramento do extenso calendário junino de Santo Antônio de Jesus. No último sábado (5) e domingo (6), a localidade promoveu mais uma vez a maior festa na zona rural do município, atraindo com sucesso centenas de visitantes, além de seus moradores. Promovida pela Prefeitura de SAJ, em parceria com a Associação de Agricultores da Sapucaia, o evento celebrou São Pedro com uma programação de shows de forró e piseiro e brincadeiras no parque infantil.
O cenário foi criado para combinar com o vilarejo do interior, decorado com bandeirolas, imagens juninas e espaço instagramável, além de receber barraquinhas de bebidas e comidas típicas. Com a maior infraestrutura dos últimos anos, a tradicional festa São Pedro da Sapucaia vem crescendo a cada edição, com muitas famílias se divertindo e dançando forró com segurança e tranquilidade.
“Encerramos o ciclo junino com chave de ouro, celebrando São Pedro na Sapucaia com uma festa que honra nossas raízes, movimenta nossa economia e valoriza a cultura do povo do interior. É gratificante ver tanta gente feliz, com segurança e dignidade, aproveitando uma estrutura pensada com carinho. Mais do que eventos, entregamos pertencimento. Santo Antônio de Jesus mostra, mais uma vez, que sabe fazer festa e sabe cuidar da sua gente”, afirma o prefeito Genival Deolino.
Na noite de sábado, o forró deu o tom à festa com apresentações de Forró Machucado, Black Anderson, Virgílio, Theuzinho, Forró dos Plays, Mailson Magalhães e Levi. Já no domingo, a festa começou mais cedo, às 16h, com shows de Forró Casaca de Ferro, Guido Freitas, Forró Menina Bonita, Devinho Novaes, Gabriel Fidelis e Canindé.
Já era madrugada desta segunda-feira, quando foi encerrado oficialmente o ciclo de festejos juninos em Santo Antônio de Jesus com a realização do São Pedro da Sapucaia. Desde o dia 29 de maio, data em que se celebrou o aniversário de 145 anos de emancipação, o município viveu uma intensa agenda de programações culturais, consolidando-se mais uma vez como um dos principais destinos do São João no Brasil.
“Ao longo de mais de um mês, a cidade promoveu um amplo leque de atividades: festival de quadrilhas juninas, forrós em bairros e comunidades rurais, o projeto Esquenta São João, palco alternativo, tenda do forró, feiras de artesanato, arrastões culturais, tenda da diversidade, além das grandes celebrações do São Pedro nos distritos do Benfica e da Sapucaia. O ponto alto foi o São João oficial, que contou com grandes atrações, estrutura de excelência e público recorde”, comemora Silvia Brito, secretária de Cultura, Turismo e Juventude.
A grande festa de São João, de 19 a 24 de junho, atraiu mais de 100 mil pessoas por noite no Espaço do São João. Nos dois palcos, a programação reuniu dezenas de atrações, entre elas, Daniel, Jorge e Mateus, Simone Mendes, Calcinha Preta, Solange Almeida, Xand Avião, Natanzinho Lima, Ana Castela, Manu Batidão, Chambinho da Acordeon e Flávio José.
Silvia acrescenta que o destaque maior foi a participação popular. “Em clima de alegria e paz, a população e os visitantes celebraram a tradição junina com entusiasmo, fortalecendo os laços culturais e reafirmando o espírito acolhedor de Santo Antônio de Jesus”. Em todos os eventos, o calendário junino envolveu dezenas de pessoas em diversas áreas, como as equipes técnicas, produções artísticas, saúde, segurança e barraqueiros, entre outros.
0 Comentários