Alta reflete escassez de chuvas e uso de usinas termelétricas; adicional será de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidosA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a conta de luz terá nova alta a partir de agosto, com a adoção da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema. O adicional será de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos.Imagem: reprodução A medida foi motivada pela escassez de chuvas e pela baixa nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas em todo o país. De acordo com a Aneel, o cenário de “afluências abaixo da média” obriga o acionamento de usinas termelétricas, que têm custo de geração mais elevado.
Desde junho, já estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, o que indicava o início das pressões sobre o sistema de geração. Com a piora no quadro hídrico, a situação se agravou.
Especialistas do setor elétrico e do mercado financeiro estimam que o alívio nas tarifas só deve ocorrer no final do ano. “Ainda vai piorar. Energia será o destaque nas próximas divulgações do IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo]”, afirmou Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Investimentos, em entrevista à CNN.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para indicar aos consumidores o custo da produção de energia no país e estimular o uso consciente. A cor vermelha no patamar 2 representa o nível mais elevado de encarecimento na geração elétrica.Por Ana Almeida /
0 Comentários