Ticker

6/recent/ticker-posts

Chuvas e ventos derrubam temperaturas em Salvador e cidades da Bahia

 

Capitais e cidades do interior registram sensação térmica mais baixa; Defesa Civil alerta para ventos acima do normal e previsão de novas chuvas no fim de semana.As chuvas persistentes e os ventos fortes têm derrubado as temperaturas em Salvador e em outras regiões da Bahia ao longo dos últimos dias. Na capital baiana, chove há sete dias seguidos, e a combinação entre precipitação e rajadas de vento vem exigindo dos moradores roupas mais quentes e o uso constante de sombrinhas.
Foto: Canva    Diferente do ano passado, quando o mês de abril foi marcado por chuvas intensas — com mais de 800 mm registrados — e julho teve pouca precipitação, em 2025 o cenário se inverteu: abril foi praticamente seco e, agora em julho, a chuva é constante.

Com isso, as temperaturas vêm se mantendo mais baixas. A menor do ano até agora foi registrada no dia 09 de junho, com 19 °C. Outros registros recentes incluem 19,5 °C na última sexta-feira (04) e 20,4 °C entre a madrugada de segunda (07) e terça-feira (08). Mas não é só a chuva que contribui para a sensação de frio: os ventos intensos têm tido papel fundamental.

No último sábado (05), rajadas chegaram a 51,5 km/h. No domingo (06), foram 40,3 km/h, e nesta terça-feira (09) já alcançaram quase 39 km/h — quase o dobro da média normal para Salvador, que varia entre 10 e 20 km/h. O efeito disso nas ruas é perceptível: moradores têm saído com agasalhos, e o céu nublado tem sido frequente.

“Com certeza, tá muito frio. Por sinal, já sou frienta, mas não devemos reclamar. É que é a época deles, só que tá demais”, afirmou Thais Cristina em entrevista à TV Bahia.

Segundo a Defesa Civil de Salvador, o padrão climático deve persistir nos próximos dias. A coordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Alana Matos, explicou que, embora haja uma tendência de redução na intensidade da chuva, a previsão indica novos episódios de precipitação mais forte no fim de semana.

“O que a gente consegue enxergar até o momento é que vai continuar um cenário muito parecido com o de agora. Apesar da gente observar a redução da intensidade dessas chuvas, no final de semana deve voltar a chover com mais frequência e com maior intensidade, principalmente no domingo. E sempre também observando a presença desses ventos”, destacou.

Por  / 

Postar um comentário

0 Comentários