Na tarde da última segunda-feira (03), um tremor de terra de magnitude 3.0 na escala Richter foi registrado no litoral do município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador. O abalo sísmico ocorreu por volta das 16h53 e foi sentido por moradores de localidades como Tairu, Cacha Pregos e Aratuba, que relataram susto e preocupação diante da movimentação do solo, mesmo que por apenas alguns segundos.
Foto: reprodução Diante do ocorrido, segundo informações do site Ilha Notícias, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSIS/UFRN) enviou uma equipe técnica à região. O grupo vai instalar um sismógrafo, equipamento capaz de registrar a atividade sísmica em tempo real e fornecer dados mais precisos sobre a origem e intensidade dos abalos.O geofísico Eduardo Menezes, integrante do LabSIS, destacou a importância da medida:
“Estamos aqui em Vera Cruz para instalar um sismógrafo em função dos recentes tremores que detectamos na costa. Com o apoio da Defesa Civil e da Prefeitura, estamos viabilizando um local adequado para instalar o equipamento e monitorar essa atividade que vem ocorrendo na região”, destacou.
A Defesa Civil de Vera Cruz orienta os moradores a comunicarem imediatamente qualquer novo tremor aos canais oficiais do órgão. O monitoramento contínuo é essencial para mapear os riscos e garantir uma resposta rápida em caso de necessidade.Por Alinne Souza /
0 Comentários