Operação especial de saúde também realizou mais de 40 mil testes rápidos para ISTs em 13 municípios baianosA Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabilizou 29 casos de queimaduras durante os festejos juninos de 2025. O maior volume de atendimentos foi registrado no Hospital Geral do Estado, em Salvador, que recebeu 21 vítimas. Já o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus prestou atendimento a cinco pessoas com lesões por queimaduras. Outros casos ocorreram em Jequié (2) e Barreiras (1).Imagem: reprodução Além dos acidentes com fogos e líquidos quentes, a Sesab também reforçou a atuação preventiva com a oferta de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. Ao todo, mais de 40 mil exames foram realizados em 13 municípios: Alagoinhas, Amargosa, Cachoeira, Camaçari, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.
Dos exames realizados, 457 apresentaram resultado positivo: 27 para HIV, 9 para Hepatite B, 16 para Hepatite C e 405 para Sífilis. Entre os diagnosticados com sífilis, 134 iniciaram tratamento imediato nos próprios estandes montados pela Sesab, que disponibilizam medicamentos no local.
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, esteve no posto de testagem em Amargosa neste domingo (22) e destacou que a operação São João 2025 representa uma ampliação significativa em relação ao ano anterior. “A saúde pública deve ser presença concreta nos territórios, principalmente onde há grandes aglomerações e celebrações populares. Esse esforço preventivo e assistencial salva vidas, reduz riscos e fortalece o SUS na ponta”, afirmou.Por Ana Almeida /
0 Comentários