Trânsito será controlado em sistema "Pare e Siga", enquanto obra de nova ponte com 510 metros de extensão tem início previsto para julho.A ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no município de Itapebi, no sul da Bahia, será reaberta no dia 20 de junho para veículos leves e vans, em regime de “Pare e Siga”. A medida emergencial foi anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, na quinta-feira (5). A travessia estava interditada desde o início de maio, impactando a conexão entre a zona rural e o centro da cidade, gerando transtornos aos moradores.Imagem: reprodução/ Itapedi Acontece Com 186 metros de comprimento, a ponte será reaberta após a realização de serviços emergenciais, como a retirada de uma camada de asfalto e a limpeza do sistema de drenagem, a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Esses ajustes visam reduzir a carga sobre a estrutura da ponte e permitir seu monitoramento por um período de 15 dias, até que o DNIT faça uma nova avaliação. Após esse prazo, a possibilidade de ampliar o tráfego para veículos mais pesados será reavaliada.
Em julho, terá início a construção de uma nova ponte ao lado da atual, com 510 metros de extensão, projetada para melhorar a infraestrutura da região. A obra contará com investimento de R$ 100 milhões e deverá ser concluída em até 12 meses.
Durante o período de reabertura, uma operação conjunta entre Governo Federal, Governo da Bahia e forças policiais será coordenada para garantir o cumprimento das restrições de tráfego. O Ministério dos Transportes alertou que o tráfego irregular de veículos pesados pode comprometer a integridade da ponte, obrigando um novo bloqueio total da estrutura.Por Ana Almeida /
0 Comentários